"A vida parece ser comum até às próprias plantas, mas agora estamos procurando o que é peculiar ao homem." (Aristóteles)

O Facebook e a Maira Antonia

Ah? O que é que o FB tem a ver com a Maria Antonia?


Explico. Acabo de receber um post no meu FB com a foto do Jornal do Brasil de 43 anos atrás.
Era 21 de maio de 1968, "O dia em que a França parou":

"Contingentes da Polícia no entorno dos prédios públicos. Esgotados os estoques de alimentos, falta de combustíveis e acúmulo de lixo nas ruas. [...] A França isola-se. Paris transforma-se na capital da crise do mundo moderno. [...] O alvo das reivindicações era o Governo De Gaulle: reclamava-se a derrubada do governo, a tomada do poder e por mudanças políticas radicais.  [...] A dimensão daquele maio de 68 ficou evidente na repercussão dada à greve geral além das fronteiras da França. Propagando ideais de igualdade e liberdade, o movimento revolucionário inspirou levantes sociais no mundo inteiro."
Tiveram que fazer uma revolução pra pedir igualdade e liberdade? Por quê? E isso se espalhou pelo mundo? Então não havia liberdade e igualdade em lugar nenhum? Por quê?

Fonte: http://histoblogsu.blogspot.com/2009_08_01_archive.html

Tivemos um bom debate sobre a situação política no Brasil em 1968 durante a visita ao Centro Cultural Maria Antonia. Vimos e discutimos o documentário sobre o conflito que ocorreu na rua Maria Antonia em dezembro de 1968, ou seja, 7 meses depois do maio francês.

O que é que o conflito francês de maio tem a ver com o conflito da Maria Antonia em dezembro? E o Ato Institucional nº 5?


Bem, digitei no Google "Paris maio 1968" etive 6 milhões de resultados, digitei "Brasil dezembro 1968" e tive 58 milhões de resultados. Nem precisei ler todos. Bastou ler alguns e consegui as respostas.

Fui!!!

Ah, o link do jornal de 1968 é http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=26851

bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário